12 de maio de 2025
Efluente tratado é insumo-chave para água industrial reciclada
Matéria-prima do Aquapolo vem de esgoto tratado e garante fornecimento sustentável para grandes polos industriais.
A AQUAPOLO utiliza como insumo para produção de água industrial reciclada efluentes secundários da Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp do ABC (ETE-ABC), que seriam lançados no Córrego dos Meninos.
Com capacidade instalada de produção de 1 mil litros por segundo, a AQUAPOLO utiliza as mais modernas tecnologias de tratamento terciário de efluentes sanitários, como os sistemas de membranas de ultrafiltração (UF) e de osmose reversa. É a mistura dessas duas tecnologias, somada aos mais avançados processos industriais que propicia a produção de água reciclada de altíssima qualidade.
Esse processo inovador contribui para a sustentabilidade ambiental na Região Metropolitana de São Paulo, fazendo com que a água potável que seria usada para fins industriais possa ser distribuída para atender às necessidades de abastecimento da população.
A distribuição da produção para os clientes no Polo Petroquímico de Capuava e região é feita por uma adutora de 17 km de extensão, com 900 mm de diâmetro - com vazão média de 350 l/s e pressão média de 9,5 Bar - que atravessa três municípios (São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André, às margens do Rio Tamanduateí e da Avenida do Estado.
Com histórico de alta confiabilidade operacional (acima de 99,9%) e qualidade superior em água reciclada, a AQUAPOLO é pioneira no aproveitamento de efluentes sanitários para a indústria, a maior planta do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo.