Water360: Reciclagem de Água no Mundo
Água reciclada é uma das soluções sustentáveis para a segurança dos recursos hídricos e adaptação às mudanças climáticas.
Contexto global da água
A água, apesar de recurso renovável, é um recurso finito. No planeta Terra, 97% de toda a água é salgada e está nos oceanos, e cerca de 2% está nas geleiras dos polos terrestres, ou seja, apenas cerca de 1% está disponível e acessível para a utilização e consumo humano.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) em relatório publicado em 2019, a combinação do crescimento populacional, alteração do padrão do consumo e o desenvolvimento econômico e social de parte da população mundial, fez com que a demanda por água crescesse a uma taxa regular de 1% ao ano, desde 1980. Segundo o mesmo relatório, estima-se um crescimento entre 20% e 30% na demanda por água até 2050, em função do uso intenso da agricultura e indústria e na demanda da população.
Ao mesmo tempo, em que temos uma crescente demanda por água, sofremos com a crescente poluição dos corpos hídricos. De acordo com dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos cerca de 80% das águas residuais do mundo são lançadas no meio ambiente sem tratamento adequado. Este número alarmante destaca a urgente necessidade de melhora na gestão das águas residuais, que podem ser uma fonte valiosa de água se tratadas corretamente.
Adicionalmente às crescentes demanda e poluição, não podemos deixar de citar os efeitos das mudanças climáticas, que afetam significativamente o ciclo da água, podendo causar severas secas ou chuvas em excesso. Essas alterações ameaçam a disponibilidade hídrica para o consumo humano, da agricultura e da indústria, aumentando significativamente os desafios relacionados à qualidade e disponibilidade na gestão dos recursos hídricos nas cidades.
Apesar de não haver um consenso, diversas fontes que estudam o tema, estimam que, 90% dos impactos das mudanças climáticas estão relacionados à água. A crescente frequência e magnitude dos eventos climáticos extremos evidenciam a necessidade urgente de integrar estratégias de resiliência e segurança hídrica nos planos de adaptação climática das cidades, assegurando a sustentabilidade e a proteção dos recursos hídricos.
Água reciclada
A história do reuso ou da reciclagem da água remonta a tempos antigos, com evidências de práticas de captação e reutilização de água da chuva e de esgoto em civilizações como os maias, astecas e gregos antigos. No entanto, o desenvolvimento de tecnologias de tratamento e a conscientização sobre a importância da gestão sustentável da água impulsionaram o reuso moderno, com avanços significativos a partir do século XX.
A água reciclada, proveniente do tratamento de esgoto ou outras fontes, é comumente utilizada em diversas aplicações não potáveis, como irrigação de áreas verdes, agricultura, usos industriais e limpeza urbana.
Além disso, em alguns casos, a água reciclada pode passar por um tratamento mais avançado para se tornar potável e ser utilizada com segurança para o consumo humano. Em 2017, a Organização Mundial da Saúde publicou um guia para a produção segura de água potável a partir da reciclagem do esgoto sanitário, como solução confiável e de qualidade na produção de água potável em regiões com escassez de água.
- Água reciclada apresenta custo mais baixo e menor impacto ambiental em comparação a outras fontes alternativas, de acordo com estudo da International Finance Corporation.
- Investimentos em reciclagem de água e tratamento sustentável podem somar US$ 2 trilhões em países emergentes até 2030, criando mais de 23 milhões de empregos (IFC/World Bank).
- Parcerias público-privadas (PPPs) são apontadas como chave para viabilizar projetos de reuso de água.
- Estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), indica que água reciclada pode ser ainda mais segura do que água potável convencional, pois passa por mais barreiras de tratamento.
- Exemplos internacionais de reuso potável de água: Estados Unidos, Cingapura, África do Sul, Austrália, Namíbia e alguns países da Europa.
Esses casos mostram que a reciclagem de água, além de ser uma solução sustentável, pode ser implementada com segurança e eficácia. No Brasil, a ampliação do uso da água reciclada pode ser um passo essencial para a resiliência hídrica das próximas gerações.
Saiba mais: water360.com.au